|
Saudações Marciais a todos. Recebi hoje este e-mail:
"Boas tardes, atletas do Judo Clube de Portugal! Serve o presente e-mail para vos dar a conhecer da decisão da excelentíssima direcção do JCP sobre um requerimento que foi apresentado por mim, visando a colocação de uma foto do falecido Mestre Fernando Baptista, junto das outras fotos dos outros Mestres, onde todos sabem. Importa ainda referir que em vida, o Mestre Fernando Baptista nunca foi a favor da colocação da sua fotografia em moldura, pois ele dizia que aquilo era para quem já tinha falecido.... é também de toda a conveniência saber-se que o Mestre Fernando Baptista leccionou no JCP durante cerca de 20 anos. Era conhecido e querido por muitos dos atletas e sócios do JCP, antigos e actuais, quer do Judo, quer do Karaté, assim como evidentemente do Bujutsu. Como Mestre de Artes Marciais que sempre dignificou e honrou o nome do Judo Clube de Portugal, era da mais elementar justiça que, agora após a sua morte, a sua memória fosse relembrada e perpetuada, sendo colocada uma foto sua junto das dos outros Mestres, em lugar apropriado. Nesse sentido, fiz chegar uma missiva à Direcção do JCP, que após um período de reflexão ( de cerca de mês e meio ) decidiu, sabiamente, pela colocação da dita foto na recente sala de reuniões da Direcção. Das duas uma: Ou querem o Mestre só para eles, pois ali ninguém tem acesso a não ser os membros da Direcção ou então acham que o Mestre não tem dignidade suficiente para ombrear com os outros Mestres, ou então não faço a mais pequena ideia porque decidiram assim. A mim tudo me leva a crer que foi mais uma das famosas, inteligentes e brilhantes decisões que esta direcção tem tomado ao longo dos tempos. Portanto, caros atletas e consócios, fica desde já registada a minha indignação e total repúdio por esta afronta, do meu ponto de vista é claro, colocando à vossa disposição como parte interessada, esta mensagem que vos faço chegar e que entendo ser por vós conhecida. XXXXXX, sócio nº. XXX ( com as quotas em dia )."
Estou indignado com esta situação, porque não é este o local onde se deveria colocar o Mestre. O Mestre merece estar junto das outras fotos ou então outra hipótese seria, ser colocado numa das paredes laterais às dos Mestres, mas sempre junto dos tapetes, de forma a todos os seus alunos poderem saudá-lo sempre que vão treinar. É uma falta de respeito enorme. O Mestre ensinou no JCP mais de 20 anos, chegou até a ajudar o Clube na sua manutenção sem cobrar um único tostão pelo seu trabalho, chegou a estar meses sem receber os pagamentos das aulas de Bujutsu. Todos os sócios, não sócios, alunos e simpatizantes peço-vos que não deixem avançar esta ideia. Deixem a vossa opinião no Forúm do JCP sobre este assunto.
Saudações
|